Descrição
Este texto enfoca a função didática da representação humana em um personagem de infográfico educativo, cujo objeto da mensagem audiovisual não é diretamente observável, por tratar de ideias, processo de conhecimento e plano de atuação. O estudo é pertinente ao campo de gestão do conhecimento e, mais especificamente, sobre a contribuição da mídia ao conhecimento. Primeiramente, entre outros conceitos e arranjos teóricos, considera-se o conceito de “ambiguidade”, porque o conhecimento sobre objetos ou fenômenos não observáveis é especialmente produzido na relação ambígua entre o que é tangível ou denotativamente representado na mídia e o conteúdo intangível da mensagem planejada. Realiza-se a descrição de mensagem audiovisual, composta como infográfico informativo-educativo, assistida na página de entrada do website de uma organização catarinense intensiva em conhecimento (OIC). Em seguida, faz-se a discussão sobre a função didática do personagem central “Lucas” na comunicação educativa proposta no infográfico audiovisual. Além da função do personagem, os resultados apresentados também enfatizam o potencial didático da planificação geométrico-figurativa animada nos processos de comunicação educativa.