-
A GESTIÓN ADMINISTRATIVA DEL POLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) SOBRE LA PERMANENCIA Y EL ÉXITO DE LOS ESTUDIANTES DEL PROGRAMA MEDIOTEC||A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC||A ADMINISTRATIVE MANAGEMENT OF THE TIMBÓ GRANDE POLE (IFSC) ON THE PERMANENCE AND SUCCESS OF MEDIOTEC PROGRAM STUDENTS
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo investiga de qual forma a gestão pública da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), associa-se a ações que venham refletir na gestão da evasão de alunos. O estudo é direcionado para a atuação da gestão do pólo de ensino presencial de Timbó Grande do Programa Mediotec, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São contextualizados: o programa Mediotec, com ênfase na gestão local do pólo, o papel de cada agente envolvido no desenvolvimento desta modalidade ensino, além de uma abordagem das atribuições do gestor local e as dificuldades encontradas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de campo, investigando os paradigmas da gestão frente aos desafios encontrados, ilustrando os agravantes, os quais refletem na permanência e êxito dos alunos. Como conclusão, apresenta-se a situação da impossibilidade de ações efetivas da gestão para o cenário do crescente número de evasões sofridos, no pólo estudado.
||
El artículo investiga cómo la gestión pública de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT) se asocia con acciones que pueden reflejar en la gestión de la deserción escolar. El estudio está dirigido al desempeño de la gestión del centro de enseñanza en el aula Timbó Grande del Programa Mediotec del Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Se contextualiza lo siguiente: el programa Mediotec, con énfasis en la gestión local de los polos, el papel de cada agente involucrado en el desarrollo de esta modalidad de enseñanza, así como un enfoque de las atribuciones del gerente local y las dificultades encontradas. La metodología utilizada para el desarrollo del trabajo fue el estudio de campo, investigando los paradigmas de gestión que enfrentan los desafíos encontrados, ilustrando los factores agravantes, que reflejan la permanencia y el éxito de los estudiantes. En conclusión, presentamos la situación de la imposibilidad de acciones de gestión efectivas para el escenario del creciente número de evasiones sufridas, en el polo estudiado.
||
The article investigates how public management of Professional and Technological Education is associated with actions that may reflect in the management of student dropout. The study focuses on the performance of the management of the Timbó Grande pole of the Mediotec Program at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC). The article contextualizes: the Mediotec program, with emphasis on local pole management, the role of each agent involved in the development of this teaching modality, as well as an approach to the local manager 's attributions and the difficulties encountered. The methodology used for the development of the research was the field study, investigating the management paradigms facing the challenges, exemplifying the aggravating factors, which reflect on the permanence and success of the students. In conclusion, we present the situation of the impossibility of effective management actions for the scenario of the increasing number of evasions suffered, in the studied pole.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
do Prado, Ozeias Carlim | de Lamare Leite, Fabiana Calçada
Data
17 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5623 | 10.22481/praxisedu.v15i34.5623
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 348-367 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 348-367 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 348-367 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Gestão administrativa | Polo Timbó Grande | Mediotec | Gestión administrativa | Timbo Grande Pole | Mediotec | Administrative Management | Timbo Grande Pole | Mediotec
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares