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A História Cultural: concepções, perspectivas e desafios
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Metadados
Descrição
O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórico-metodológica que tem, em um primeiro momento, o objetivo de discutir os caminhos traçados pela História Cultural, considerando as idéias e concepções de alguns estudiosos da área como Peter Burke, Roger Chartier e Sandra Jatahy Pesavento. A partir da análise das contribuições desses autores, busca-se delinear o perfil ou papel do historiador cultural, os problemas a serem enfrentados, bem como propostas metodológicas e estratégias de abordagem histórica. Num segundo momento, o texto discuti a importância do conceito de representação para a História Cultural e remete-se também as considerações do historiador italiano Carlo Ginzburg, ao chamar a atenção para um modelo epistemológico que emergiu no âmbito das ciências humanas, no final do século XIX, baseado na semiótica, denominado pelo autor de paradigma indiciário. E por fim, procura-se mostrar como os estudos sobre História Cultural auxiliam na compreensão de cultura escolar, no âmbito da pesquisa em História da Educação, tendo como objeto de estudos os objetos escolares.
ISSN
2238-4979
Autor
Oliveira, Rosilene Batista; Centro Universitário Moura Lacerda
Data
6 de maio de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 14, n. 1 (2013): Plures Humanidades
Assuntos
História da Educação | História-cultural. Representação. Paradigma Indiciário. História da Educação. Objetos escolares