Descrição
O objetivo desta pesquisa foi analisar as políticas de relacionamento de empresas envolvidas com o ramo do agronegócio no Triângulo Mineiro com seus clientes e fornecedores e se os traços da cultura mineira estão presentes e qual a sua importância neste processo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória, com método de estudo de casos e por meio de análise documental e formulário eletrônico observou-se que as quatro empresas pesquisadas definem e suas políticas de relacionamento voltadas para as suas estratégias de negócio, atendendo as especificidades de seu posicionamento no sistema agroindustrial, e a cultura mineira não influencia estas definições. Apesar disso, nas interações cotidianas são identificados traços da cultura mineira que estão presentes nas relações comerciais e são usados para melhor ajustar as atividades e as relações. Sugere-se que os traços da cultura mineira sejam melhor observados na construção das relações externas destas empresas dentro de uma visão sistêmica que privilegie o diálogo e a adaptação.Palavras-chave: Cultura Regional. Empresas de Agronegócio. Políticas de Relacionamento. Clientes. Fornecedores.