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A internacionalização da pós-graduação na América Latina: do Sul geográfico às epistemologias do Sul
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Metadados
Descrição
Mais do que uma tendência, a internacionalização é cada vez mais uma necessidade dos cursos de pós-graduação e das instituições de educação superior, sobretudo em países em desenvolvimento. Diante do contexto de globalização, nunca a ciência e a educação passam a fazer parte de um conjunto de elementos exportáveis e importáveis. Este artigo tem por objetivo analisar um caso de internacionalização que vem sendo realizado entre duas universidades públicas, uma brasileira e outra colombiana, dentro do enfoque das epistemologias do Sul, no contexto da América Latina. Trata-se de um estudo de caso, na medida em foram destacados elementos exemplares, que servem de referencial para outras realidades. Buscou-se revelar quais práticas exitosas foram e continuam a ser estabelecidas entre as instituições e seus membros, mais especificamente, entre dois programas de pós-graduação. Como resultados, foram analisados os produtos do convênio e os desdobramentos dos mesmos para as instituições, os docentes e os discentes em questão, além de apresentar novos possíveis projetos interinstitucionais, que possam aperfeiçoar aspectos centrais dos programas de pós-graduação, entre eles a perspectiva da cotutela ou dupla diplomação, que qualifica os programas de pós-graduação, ampliando para o aluno seu campo de atuação e, consequentemente, o reconhecimento acadêmico de sua formação.
Palavras-chave: América Latina. Internacionalização. Pós-graduação.
ISSN
2238-1279
Autor
Marcelo Maia Vinagre Mocarzel; UFF / Unilasalle-RJ | Jorge Najjar; UFF | Pablo Bispo dos Santos; UFF | Karine Morgan; UFF / UNIG / FAMATH
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 46 (2019); 198-219