-
A LEGO®TERAPIA COMO METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM UM CONTEXTO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- Voltar
Metadados
Descrição
The article is dedicated to the theme of LEGO®therapy as a playful and exploratory methodology for clinical intervention, of the person diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD). It aims to show how it is possible to facilitate the learning of people with ASD using playful teaching techniques. It is a qualitative research with a descriptive and exploratory character. The study reconciled the observation technique and the application of questionnaires after carrying out an activity in a playful manner, presenting interventions using LEGO® assembly blocks. Quantifiable improvements in social behavior, and in language and communication were identified after the intervention with this method, which favors motivation, interaction and joint work, proving the evolution of individuals with ASD.||El artículo está dedicado al tema de la terapia LEGO® como metodología lúdica y exploratoria para la intervención clínica, de la persona diagnosticada con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Tiene como objetivo mostrar cómo es posible facilitar el aprendizaje de personas con TEA utilizando técnicas de enseñanza lúdicas. Es una investigación cualitativa con carácter descriptivo y exploratorio. El estudio concilió la técnica de observación y la aplicación de cuestionarios luego de realizar una actividad de manera lúdica, presentando intervenciones utilizando bloques de armar LEGO®. Se han identificado mejoras cuantificables en el comportamiento social, y en el lenguaje y la comunicación tras la intervención con este método, que favorece la motivación, la interacción y el trabajo conjunto, comprobando la evolución de los individuos con TEA.||O artigo dedica-se ao tema da LEGO®terapia como uma metodologia lúdica e exploratória de intervenção clínica, da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem por objetivo mostrar como é possível facilitar o aprendizado de pessoas com TEA utilizando técnicas lúdicas de ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório. O estudo conciliou a técnica de observação, e a aplicação de questionários após a realização de uma atividade de forma lúdica apresentando intervenções através de bloquinhos de montagem LEGO®. Foram identificadas melhoras quantificáveis no comportamento social, e na linguagem e comunicação após a intervenção com este método, que favorece a motivação, a interação e o trabalho conjunto, comprovando a evolução do quadro dos indivíduos com TEA.
ISSN
2237-8707
Autor
da Silva, Priscila | Jung, Hildegard Susana
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56253 | 10.4025/tpe.v23i3.56253
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 115-131 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
LEGO®terapia. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Psicologia.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa qualitativa - Revisão de literatura com dados empíricos