-
A liberdade também passou por aqui: Cineground, memória de uma cinematografia queer dos anos 1970 em Portugal||With films came freedom: Cineground, memory of a portuguese queer cinematography from the 1970s
- Voltar
Metadados
Descrição
A Cineground (1975-78) foi uma produtora de cinema amador, fundada em pleno PREC pelo artista plástico Óscar Alves e pelo cineasta João Paulo Ferreira. Projeto também ele revolucionário pela abordagem de sexualidades ainda criminalizadas na década de 1960/70, mostrou que a verdadeira libertação da sociedade teria de passar pela libertação do corpo individual. Esta cinematografia produzida em formato Super-8, e característica das condições sociais particulares deste tipo de circuito, abordou pela primeira vez no cinema português a temática gay, com a representação da vida dupla dos homossexuais (problemática do armário), e também queer, com a presença constante da personagem travesti. À discussão da performance travesti enquanto possibilidade de transgressão e desnaturalização de noções de género e identidade, segue-se uma reflexão sobre a representação e visibilidade das pessoas LGBT no cinema, no qual o Cineground, veículo de desobediência à ordem social e política da época, aparece como uma forma de artivismo.||Cineground (1975-1978) was a Portuguese amateur film producer, founded during Ongoing Revolutionary Period by artist Óscar Alves and filmmaker João Paulo Ferreira. Also revolutionary due to the approach of sexualities still criminalized in the 1970’s, this project has shown that the true liberation of society would require the liberation of the individual body. This cinematography produced in Super-8, and characteristic of the particular social conditions of the format, addressed for the first time in Portuguese cinema the gay subject, with the representation of the double life of homosexuals and the issue of coming out, and also queer subjects, due to the constant presence of the transvestite character. I suggest a discussion around the transvestite performance as a possibility of transgression and denaturalization of normative norms of gender and identity, and a critique on the representation and visibility of LGBT people in cinema, especially in Cineground, becomes their vehicle of existence.
ISSN
2525-3123
Autor
Gonçalves, Mariana
Data
24 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/152959 | 10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152959
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Mariana Gonçalves
Fonte
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 4 No. 1 (2019); 157-181 | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 4 n. 1 (2019); 157-181 | 2525-3123
Assuntos
Amateur cinema | Travestite performance | Queer theory | LGBT rights | Cineground | Cinema amador | Performance travesti | Teoria queer | Direitos LGBT | Cineground
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion