-
A look at the impact of theater experience in the exercise of alterity and in the child socialization process in educational contexts||Um olhar sobre o impacto da experiência teatral no exercício da alteridade e no processo de socialização de crianças em contextos educacionais
- Voltar
Metadados
Descrição
The reflections that follow here dialogue with the post-doctoral research carried out at the Center for the History of Art and Artistic Research (CHAIA), which sought to deepen the idea that the intentional use of different materialities in the paths of theatrical creation mobilizes those involved helping to react to the established experiences, facilitating the interaction between the participants. The article is divided into two central parts: the first contains a presentation of an excerpt of the teaching experience lived with the students of the Basic Education Degree course at the University of Évora, in the discipline Workshop on Integration of Expressions; and the second is dedicated to issues raised by the theatrical work developed with children, in the context of basic education 1st cycle at Escola da Cruz da Picada. The multiple possibilities offered by the materialities at play in the two contexts, open perspectives to participants thinking and doing, to be more inventive and sensitive. As the learning process passes through your body and the other's body, it allows you to experience new forms of community, conceiving alterity in a broader way. The results obtained are aimed at improving the training of teachers and researchers in theater pedagogy in the Brazilian and Portuguese context, building new collaborations. ||As reflexões que aqui seguem dialogam com a investigação de pós-doutoramento realizada no Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA), que buscou aprofundar a ideia de que o uso intencional de diferentes materialidades nos percursos de criação teatral mobiliza os envolvidos, ajudando-os a reagir às experiências instauradas e facilitando a interação entre os participantes. O artigo divide-se em duas partes centrais: a primeira contém a explanação de um recorte da experiência de ensino vivenciada com os alunos do curso Licenciatura Educação Básica da Universidade de Évora, na disciplina Oficina de Integração das Expressões; e a segunda é dedicada a questões suscitadas pelo fazer teatral desenvolvido com crianças no contexto de educação básica 1º ciclo na Escola da Cruz da Picada. As múltiplas possibilidades oferecidas pelas materialidades em jogo nos dois contextos, abrem perspectivas aos participantes pensando e fazendo, para serem inventivos e sensíveis. Como o processo de aprendizagem passa pelo seu corpo e o corpo do outro, permite vivenciar novas formas de comunidade, concebendo de modo mais amplo a alteridade. Os resultados obtidos voltam-se para o aperfeiçoamento da formação de docentes e pesquisadores da pedagogia do teatro no contexto brasileiro e português construindo novas colaborações.
ISSN
1984-3178
Periódico
Autor
Mendonça, Celida Salume | Bezelga, Isabel Maria Gonçalves
Data
1 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17957 | 10.5965/198431781642020143
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Celida Salume Mendonça, Isabel Maria Gonçalves Bezelga | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 16 n. 4 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão; 143-165 | 1984-3178 | 10.5965/198431781642020
Assuntos
experiência teatral | corpo | materialidades | alteridade | contexto educacional. | ensino de arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion