-
A Mediação Cultural e os Públicos: Museu de Aveiro / Santa Joana
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this paper is to present the mediator's role at the Museu de Aveiro, describing his role as an intermediary communicator among the various kinds of publics that seek the museum as a place of enjoyment and of acting through culture and art, revealing the patrimonial and artistic valorization of the museum. The objectives are to notice the contribution of this participation in the non-formal educational practices, as well as with the playful ones, constructing a critical thinking about the actions created in the ambit of volunteering. The methodologies for the integration and participation of these mediators in the programming of the museum services, are based on the promotion of accompanied study / investigation of the collections, so that they can stimulate new shares, ideas, visions and perspectives. In these practices, the awareness of the museum as open to civil society participation, trust and respect for human rights in a transversal and democratic way, are essential.
Key words: Cultural Mediator, Volunteering, Educational Services, Inclusive visit, Publics||Pretende-se dar a conhecer a ação do mediador nos serviços educativos no Museu de Aveiro / Santa Joana, descrevendo o seu papel de comunicador intermediário entre os diversos públicos que procuram o museu como espaço de fruição e de experiências culturais e artísticas. A participação de mediadores nas práticas educativas / pedagógicas não formais tem conduzido a pensamentos críticos vários sobre as ações criadas no âmbito da mediação e do voluntariado nestas áreas da comunicação. As metodologias de atuação para a integração e participação dos mediadores na programação dos serviços com os públicos passam por promover um estudo / investigação acompanhada das coleções em exposição para que, a partir destas se estimulem novas partilhas, ideias, visões e perspetivas cada vez mais participativas. Nestas práticas, são essenciais as reuniões partilhadas entre os técnicos e os mediadores, a sua participação na programação dos serviços educativos e a consciência do museu como lugar aberto á inclusão da sociedade civil; como local de confiança e de respeito pelos direitos humanos de modo transversal e democrático.
ISSN
2238-5436
Autor
Cardoso, Maria da Luz Nolasco
Data
31 de maio de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 10 n. 19 (2021): Dossiê Protagonismo indígena e museu: abordagens e metodologias / Dossiê Museus, Museologia e Literatura: representações de mundo e técnicas narrativas ; 602-615 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v10i19
Assuntos
Mediador Cultural, Voluntário, Serviços Educativos, Visita inclusiva, Públicos | Cultural Mediator, Volunteering, Educational Services, Inclusive visit, Publics
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion