Descrição
O conceito de modernidade tem sido um dos mais discutidos nas ciências sociais desde seu processo de institucionalização nas universidades e centros de pesquisa ocidentais. No entanto, à medida que as interpretações de Durkheim, Marx e Weber e, mais contemporaneamente, as de Giddens, Touraine e Habermas, foram se tornando hegemonicamente clássicas no interior das ciências sociais, acumula(ra)m-se, amiúde, a suas margens, debates em torno de seus limites e alcances, bem como de seus problemas. Entre tais debates, o presente trabalho pretende destacar os aportes de Walter Mignolo, Kuan-Hsing Chen e de Salman Sayyid, cujas reflexões teóricas sobre a modernidade têm ensejado a emergência de uma série de problemáticas até então não abarcadas pelas teorias europeias ditas clássicas. Em seu conjunto, os três autores contribuem para desvelar as forças envolvidas na definição da modernidade pelas quais a materialidade de seu apelo moral como exclusividade europeia e como destino inexorável de toda a humanidade se afirma.Palavras-chave: colonialidade, modernidade, eurocentrismo, Sul global.||The concept of modernity has been one of the most discussed in the social sciences since its process of institutionalization in Western universities and research centers. However, as Durkheim’s, Marx’s, and Weber’s interpretations, and more contemporaneously, those of Giddens, Touraine, and Habermas, have become hegemonically classical within the social sciences, debates around its limits and scope as well as its problems have been accumulating. Among those debates, the present work intends to present the contributions by Walter Mignolo, Kuan-Hsing Chen e Salman Sayyid, whose thought has set a series of theoretical problems not covered by European theories of modernity. Together, the authors reveal new ways to think a cartography about modernity, i.e., the diagrams of forces involved in its rhetoric. Keywords: coloniality, modernity, eurocentrism, global South.