Descrição
Analisamos o uso da música preexistente de Villa-Lobos em dois filmes de Glauber Rocha dos anos 60, Deus e o diabo na terra do sol (1964) e Terra em transe (1967). Considerada por Guerrini Júnior (2009) como uma “alegoria da pátria” em grande parte dos filmes do Cinema Novo, a música de Villa-Lobos é bastante presente em Deus e o diabo na terra do sol. Porém, a peça musical do final do filme aponta para uma mudança de direção para uma atitude mais antropofágica e tropicalista em Terra em transe, onde a música de Villa-Lobos é parte de uma colcha de retalhos de estilos e gêneros. Consideramos aqui os significados que os trechos preexistentes de Villa-Lobos trazem para os dois filmes, além das relações com os elementos nacionais e populares e com os outros componentes da trilha sonora.||We analyze the utilization of preexisting music by Villa-Lobos in two films from the sixties by Glauber Rocha, Black God, White Devil (1964) and Entranced Earth (1967). Considered by Guerrini Júnior (2009) as an “allegory” of Brazilian nation in great part of Brazilian Cinema Novo, the music by Villa-Lobos is heard all over Black God, White Devil. However, the piece in the end of the film points to a change to a more anthopophagic and tropicalistic in Entranced Earth, in which Villa-Lobos´ music is part of a patchwork of many styles and genres. We consider the meanings that the preexisting Villa-Lobos´ excerpts bring to the two films, in addition to the relationships with national and popular elements as well with other sound components.