-
A noção de arquivo na obra de arte moderna
- Voltar
Metadados
Descrição
Através de um procedimento de partilha mnemônica com membros de uma família que sofreu um episódio de violência em 2007, o artigo explicita os índices comparativos possíveis entre o processo da rememoração traumática coletiva e o estudo fotográfico. Entre depoimentos e análises de imagens caseiras, ganha relevo o uso de ferramentas visuais para se decodificar processos evocados pelas “últimas imagens”, tanto as perturbadoras quanto as de possível ressignificação. Abstract Through a mnemonic process engaging members of a family who went through an episode of violence in 2007, this article evinces comparative signs between the collective act of traumatic remembrance and the photographic study. Among the testimonies and analyses of homemade pictures, some visual tools stand out: those that might decode processes evoked by the “last images”, either to disturb or to reframe the stories.
ISSN
0103-7269
Periódico
Colaboradores
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Autor
Frickmann, Daniel | Costa, Carlos Eduardo Felix da
Data
5 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108842 | 10.22456/2179-8001.108842
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108842/61837 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/108842/61550 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/108842/61551 | /*ref*/BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. | /*ref*/DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. | /*ref*/HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. | /*ref*/REYNAUD, Françoise. Eugène Atget – Photo Poche. Paris: Centre National de la Photographie, 1989. | /*ref*/WOLFF, Janet. A Produção Social da Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1982. | /*ref*/THE VISIT OF NAPOLÉON III TO BOULOGNE-SUR-MER. Obra de Constantin Guys. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/337280. Acesso em 18 ago. 2020.
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Daniel Frickmann, Carlos Eduardo Felix da Costa | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 26, n. 45 (2021): AHEAD OF PRINT (DOSSIÊ ARTE E TRAUMA) | 2179-8001
Assuntos
Artes Visuais; História da Arte; Teoria e Crítica de Arte; | Arte. Desenho. Modernidade. Arquivo. Impressão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "avaliado pelos pares", "artigo de convidado"