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A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DAS SOCIEDADES CAPITALISTAS: INTERFACES ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA SOCIAL
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Metadados
Descrição
A partir da variável tempo no contexto escolar, o presente artigo se propõe a analisar quais formatações temporais foram legitimadas e instituídas na cultura escolar brasileira, bem como os possíveis desdobramentos que replicam na regulação temporal da conduta de diversos personagens da escola, notadamente, alunos e professores. A reflexão, originada a partir da pesquisa bibliográfica e concebida numa abordagem qualitativa, foi realizada por meio do levantamento de publicações que focalizam a demarcação do tempo nas sociedades urbanas industriais, cenário que abriga a expansão da institucionalização da escola na contemporaneidade e aponta semelhanças com a demarcação do tempo das escolas. O tempo formatado para a educação observa um direcionamento comum da demarcação temporal das sociedades capitalistas; mantém características desta cultura, como a rigidez de controle, a padronização, a seriação escolar e a jornada. Tal sincronia tem por finalidade atender a interesses sociais e direcionamentos culturais de uma sociedade regulada pela ordem do trabalho e do capital. Exemplos de possíveis desdobramentos desta formatação temporal são identificados em algumas interfaces existentes em processos como o sucesso e/ou o fracasso escolar para os alunos, e o bem e/ou o mal-estar docente para os professores.
ISSN
2238-4979
Autor
Magalhães dos Santos, Yara; Universidade Federal de Goiás / Campus Catalão | Rodrigues Luiz Peixoto, Patrícia; Universidade Federal de Goiás
Data
6 de maio de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 14, n. 1 (2013): Plures Humanidades
Assuntos
Educação; Educação Escolar; Filosofia. | Tempo escolar. Cultura escolar. Fracasso escolar. Mal-estar docente.