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A pesquisa em política educacional: contribuições para superar os déficits epistemológicos
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Metadados
Descrição
A construção do conhecimento científico contemporâneo não é tarefa simples, nem fácil. Ao contrário, o conhecimento que vem sendo acumulado e o contexto hodierno culturalmente complexo, fazem nossa época ser marcada por uma crise dos paradigmas e até mesmo por uma crise da própria concepção de paradigmas nas ciências. Com foco nesse cenário, este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios de delimitar a fundamentação epistemológica na pesquisa sobre Política Educacional, a partir dos estudos propostos pela Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Política Educativa (RELEPE). Nesse caso, entendemos essa fundamentação não apenas como a busca de afirmação de uma disciplina dentro do espectro científico contemporâneo, ou do reconhecimento dos pares do próprio campo ou de outros no âmbito das ciências sociais, mas também, e principalmente, como a assunção de um discurso que ao procurar efetividade social se torna um discurso político, uma ação política no sentido de ação vital. Segundo estudos da rede, haveria a tendência nesse campo de se seguir determinada metodologia sem a devida sustentação epistemológica, atentando contra a solidez e a coerência dos processos de pesquisa. A partir de reflexões referenciadas no trabalho da RELEPE, o texto traz contribuições para avançar na construção de possibilidades de superação desses déficits por meio da conscientização contínua da cosmovisão, tendo como ponto de partida a construção dos problemas de pesquisa.
ISSN
2238-1279
Autor
Rosilda Arruda Ferreira; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | Alcivam Paulo de Oliveira; Universidade Federal de Pernambuco
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 46 (2019); 46-68