Descrição
Este artigo discute situaço?es vivenciadas em uma pesquisa sobre o consumo de bens de luxo piratas. São fragmentos representativos para pensar (i) a relação de classes sociais, em especial as camadas me?dias urbanas, com o consumo de marcas famosas e o tema da pirataria, e (ii) como os objetos, suportes desses emblemas, estão imersos nas relaço?es sociais, como são ofertados e acessados, e como acontecem as interaço?es em torno deles. O objetivo e? refletir sobre diferentes contextos em que a pirataria atravessa trajeto?rias de vida, a partir da noção de campo de possibilidades discutida por Gilberto Velho (2003b). Nesse percurso, observamos como as dimenso?es do consumo, do trabalho e da produção, embora conectadas, evidenciam significados particulares sobre a pirataria que impactam na formulação de projetos individuais e na pro?pria produção social da diferença.Palavras-chave: pirataria, cultura material, interação social.||This article discusses situations observed in a survey previously conducted on the consumption of luxury pirated goods. Representative fragments are gathered to help us think about (i) the relation of social classes, especially urban middle classes, through the consumption of famous brands and its connection to the piracy of goods; and (ii) how the objects, functioning as supports for these emblems, are immersed in social relations, how they are made available and accessed, and how the interactions around them occur. Also, we propose to reflect on the production of different contexts in which piracy intervenes with life trajectories, applying the notion of field of possibilities as presented by Gilberto Velho (2003b). We observe how the dimensions of consumption, work and production, although connected, display specific meanings about piracy that impact on the formulation of individual projects and on the social production of difference.Keywords: piracy, material culture, social interaction.