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A POESIA, A CRIANÇA E A ESCOLA
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Metadados
Descrição
Este ensaio discute a literatura na infância e o tratamento dado à poesia para a criança na escola. Em um primeiro momento, há uma discussão sobre os referenciais que orientam a compreensão das crianças em seus movimentos no mundo e como eles repercutem nas experiências cotidianas dos infantes. O texto destaca ainda algumas características da literatura infantil, de maneira geral, e da poesia, de maneira particular, com ênfase em alguns poetas como Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Sidónio Muralha e Arnaldo Antunes. Na base teórica, Propp e Bergson ajudam a compreender as manifestações do humor na literatura; na base crítica, Maria da Glória Bordini, Nelly Novaes Coelho e outros ajudam a tratar mais pontualmente da literatura destinada às crianças.
ISSN
1983-8018
Periódico
Autor
Ferreira Filho, Benjamin Rodrigues; Universidade Federal de Rondonópolis-MT | de Souza, Shirlene Rohr; Universidade do Estado de Mato Grosso
Data
26 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/4188 | 10.30681/rln14354188
Idioma
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Fonte
Revista de Letras Norte@mentos; v. 14, n. 35: ESTUDOS LITERÁRIOS
Assuntos
Estudos Literários