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A política de inclusão educacional e a proposta inclusiva do programa de integração da educação profissional para jovens e adultos
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Metadados
Descrição
O artigo enfoca a Educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida na política pública brasileira como destinada a quem não teve acesso ou continuidade de estudos em educação básica na idade certa. O objetivo é analisar a política de inclusão educacional para jovens e adultos por meio da educação profissional, bem como problematizar a apropriação de significados da palavra inclusão. A pesquisa qualitativa foi adotada por meio da investigação de duas pesquisas sobre o Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, realizada de 2008 a 2015 no Estado do Paraná. Os dados revelaram a fragilidade da política educacional instituída para jovens e adultos e os limites de significados atribuídos às palavras inclusão, diferença e classe social. Assim, os resultados levam à inferência de que a inclusão ainda permanece no plano da aparência e não na sua essência, portanto deve ser percebida e problematizada do que ela é.
Palavras-chave: Política. Jovens. Adultos. Inclusão.
ISSN
2238-1279
Autor
Adriana de Almeida; Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Data
30 de julho de 2017
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/3219/12040 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/3219/13203 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/3219/14204 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/3219/14205
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 35 (2017); 10-31
Tipo
Avaliado por Pares