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A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
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Metadados
Descrição
O presente artigo se destina a pensar as articulações entre arte, política e educação no âmbito da ação Traga Sua Luz, realizada pelo coletivo Política do Impossível em 2008. A ação se destinava a questionar o processo de gentrificação que o governo movia no bairro da Luz, região central da cidade de São Paulo. Na performance coletiva e silenciosa, a ideia luz emerge como uma matéria de elaboração poética do coletivo, suscitando o desdobramento em múltiplos sentidos. Através dos subsídios teóricos de Roland Barthes e Jacques Rancière, elucidamos de que modo o coletivo articula uma educação e uma política do silêncio como suspensão do devir meramente comunicativo da linguagem.
ISSN
2237-2660
Colaboradores
Bolsa CAPES
Autor
Eboli Nogueira, Pedro Caetano
Data
11 de março de 2020
Identificador
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/94627/56297 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/94627/54559 | /*ref*/BARTHES, Roland. Novos ensaios críticos seguidos de O grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, 1974. ________________. O neutro. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ________________. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2003a. ________________. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013. ________________. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos: cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. São Paulo (SP): Martins Fontes, 2013a. ________________. O império dos signos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine (org.). De volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006. COLETIVO POLÍTICA DO IMPOSSÍVEL. Cidade luz: uma investigação no centro de São Paulo. São Paulo: Editora PI, 2008. __________________________________. Continuidade Histórica e Produção Simbólica. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2008a __________________________________. Cartografia Política da Ação Comum. São Paulo: Supervisão pedagógica da formação inicial do Programa Jovens Urbanos/Cenpec, 2007. __________________________________. Cidade dos Cartógrafos. São Paulo: Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2007a. __________________________________. Jogo da Comunicação. Campinas: Núcleo de Artes Plásticas do Espaço cultural CPFL, 2007b. DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2014. _____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2014a. RANCIÈRE, Jacques. O Desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Ed. 34, 1996. _________________. “From politics to aesthetics?” In: Paragraph: The Journal of the Modern Critical Theory Group, Edimburgo, v. 28, n. 1, pp.13-25, 2005. _________________. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009. _________________. O Espectador emancipado. Lisboa: Orfeu, 2010. _________________. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos - CEBRAP. V. 1, n.86, pp.75-80, 2010a. _________________. “A Comunidade Estética”, In: Revista Poiésis, n. 17, p. 169-187, Jul. de 2011. _________________. Aisthesis: Scenes from the Aesthetic Regime of Art. Nova Iorque: Verso, 2013. _________________. Nas margens do político. Lisboa: KKYM, 2014. _________________. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. LEWIS, Tyson E. The Aesthetics of Education: Theatre, Curiosity, and Politics in the Work of Jacques Rancière and Paulo Freire. New York: Bloomsbury, 2014.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27 | 2237-2660
Assuntos
Performance;Estética; Educação | ação artística; política da estética; arte e política; coletivos; educação | Política da estética
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion