-
A prática exploratória no NUCLI-UFC: uma experiência colaborativa de formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo descreve uma experiência colaborativa de formação docente dos professores bolsistas do Núcleo de Línguas-Inglês da Universidade Federal do Ceará (NucLi-UFC) por meio da Prática Exploratória, que envolvia a pesquisa e a reflexão sobre a ação pedagógica ao mesmo tempo em que os professores experimentavam estratégias e metodologias de ensino. As etapas de implementação da Prática Exploratória com o grupo de professores foram as seguintes: a) formulação de perguntas de pesquisa a partir dos questionamentos dos professores; b) exposição, debates e reflexão coletiva sobre os questionamentos de cada professor; c) design das aulas associado ao design da pesquisa e escolha de ferramentas e procedimentos de construção e análise de dados e; d) revisão de literatura; e) exposição preliminar de resultados com reflexão colaborativa; f) exposição final do trabalho em evento acadêmico; e g) avaliação da experiência de pesquisa no formato de um relato. Ao todo, nove professores participaram das primeiras seis etapas e dois contribuíram com relatos de descrição e avaliação da experiência. Os resultados do experimento mostraram que a Prática Exploratória foi uma maneira produtiva para a atividade de formação docente no NucLi, em que todos foram beneficiados com os questionamentos, investigações e descobertas uns dos outros num crescimento mútuo que confirmou o NucLi-UFC do programa Idiomas sem Fronteiras como um ambiente legítimo de formação docente.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Silva, Andréia Turolo da | Carvalho, Daniel Teixeira de | Teixeira, Leonardo Antônio Silva
Data
14 de setembro de 2017
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/794 | 10.35572/rlr.v6i1.794
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 6, n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110 | Revista Letras Raras; v. 6, n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 95-110 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v6i1
Assuntos
Prática Exploratória; Formação pedagógica; Professor reflexivo-crítico;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion