-
A PRÁTICA PROFISSIONAL ARTICULADA POR MEIO DOS PROJETOS DE TRABALHO NO ESTÁGIO DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo comunica um recorte da pesquisa intitulada “Pesquisa e desenvolvimento de práticas educativas para Educação Infantil”, cujo objeto se organiza entorno da formação inicial do professor de Educação Infantil e tem como principal objetivo investigar práticas educativas capazes de contribuir para a construção da especificidade do trabalho pedagógico realizado pelo professor de Educação Infantil. Enfoca o estágio curricular obrigatório desenvolvido pelos estudantes, sob a forma de projetos de trabalho. O processo de formação inicial é concebido como construção compartilhada para ser significativa, como uma das ações responsáveis pela articulação entre a teoria e a prática, enquanto relação fundamental na prática docente, uma ferramenta capaz de romper a concepção fragmentada da formação que concebe a sala de aula como o espaço para a teoria e o campo profissional como o espaço para a prática. Participaram do estudo estudantes da Habilitação para o Magistério em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP. O artigo se refere a um dos vários projetos de trabalho desenvolvidos em 2010 pelos alunos no período de estágio e procura revelar suas possibilidades à formação inicial. Os resultados obtidos reiteram outros estudos que demonstram que os anos de formação inicial podem contribuir para a formação da identidade específica do professor de Educação Infantil, desde que forjada na ação engajada no contexto da futura ação profissional, orientada por uma metodologia de ensino que prioriza a reflexão sobre a futura prática educativa, sobre as concepções que condicionam a visão do aluno sobre a futura atuação como professora da Educação Infantil.
ISSN
2238-4979
Autor
Guimarães, Célia Maria; FCT/Unesp | Souza, Natálya Camargo de
Data
25 de maio de 2012
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 12, n. 2 (2011): Plures Humanidades
Assuntos
Educação | Estágio curricular; Projetos de Trabalho; Educação Infantil; Formação inicial.