Descrição
Esta investigação é sobre como a cultura informática se constitui no âmbito das práticas pedagógicas da escola. Para isso ouvimos alunos, professores e o profissional de informática “residente” na escola. É a partir desse olhar que se elabora o presente trabalho, desenvolvido em duas linhas de investigação: a observação do espaço da escola e a escuta dos seus integrantes. Realizamos reuniões e entrevistas para que os agentes da comunidade escolar pudessem expor as expectativas e frustrações que acompanham a aquisição e manutenção de equipamentos tecnológicos. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Foucault(2003), Deleuze(1992), Machado(2000;2002), Casement e Armstrong(2001) e Cambraia(2013). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a análise textual discursiva. Teve como campo empírico sete escolas do município de Ijuí. Através da análise dos relatos diagnosticamos a necessidade de que as escolas construam seus próprios caminhos com a informática e educação, priorizando a produção do conhecimento.