Descrição
Este artigo analisa a presença do repórter na cobertura dos conflitos armados, especialmente durante a Guerra do Iraque, de 2003, o potencial de transformação do narrador e da narrativa a partir dessa experiência, a cobertura a partir da periferia da guerra, o uso de tecnologia como tema e instrumento da cobertura. A análise parte do documentário War feels like war, do espanhol Esteban Uyarra, e analisa essas questões a partir de Benjamin, Agamben, Foucault, Martin-Barbero, Hoskins e Chomsky. O texto segue um grupo de jornalistas que cobriu a Guerra do Iraque como ‘unilaterais’ e estiveram mais de três mil deles nas bordas do conflito, no Kuwait, revelando o jornalismo como narrativas, suas possibilidades e potencialidades.||This article talks about the presence of the reporter in coverage of armed conflicts, especially during the Iraq War, in 2003, the potential to transform the narrator and the narrative from this experience, the coverage from the periphery of war, the use of technology as subject and instrument of coverage. The analysis follows the documentary War feels like war, by Esteban Uyarra, and reflects questions from authors as Benjamin, Agamben, Foucault, Martin-Barbero, Hoskins and Chomsky. The analysis follows a group of journalists who covered the Iraq War as ‘unilaterals’ and were more then three thousand in Kuwait, revealing journalism as narrative, its possibilities and potentials.