-
A publicização da vida privada no Twitter||The publicizing of private life on Twitter
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto discute a crescente publicização da vida privada no Twitter. O principal argumento desenvolvido, a partir de estudos do campo da cibercultura, em especial sobre os hábitos e modos de ser dos sujeitos nas redes sociais na internet, é o de que a cultura contemporânea promove e celebra diversos tipos de confusões entre o privado e o público, o anonimato e a celebridade. O estudo conclui que a intimidade, a privacidade, a vida guardada em segredos são valores atualmente considerados progressivamente obsoletos, pois, parece, a vida só tem sentido e razão de ser se for mostrada, narrada, exibida das mais diversas maneiras, em tempo real. O Twitter potencializa uma economia de capital social baseada na reputação que cada um constrói de si mesmo e aprende, com prazer, em todos os detalhes, a administrar e promover incessantemente.Palavras-chave: Twitter, sites de redes sociais, cibercultura, público e privado.||This text investigates the growing publicizing of private life on Twitter. The main argument developed here on the basis of studies in the field of cyberculture--particularly concerning the subjects’ habits and ways of being in social networks on the web--is that contemporary culture both causes and celebrates several kinds of confusion between private and public, as well as between anonymity and celebrity. The study concludes that intimacy, privacy and life secured through secrets are values that have become increasingly obsolete, since life only seems to be meaningful and justifiable when it is shown, narrated and exhibited in several ways and in realtime. Twitter has potentialized a social capital economy based on the reputation that each person constructs about themselves and pleasurably learns to restlessly manage and enhance in every detail.Key words: Twitter social networking sites, cyberculture, public and private.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Santana, Camila Lima | Couto, Edvaldo Souza
Data
17 de setembro de 2011
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2012.141.04 | 10.4013/fem.2012.141.04
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 14 n. 1 (2012): Janeiro/Abril; 31-39 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion