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A Racionalidade Retórica E A Ética Na Educação Escolar: Confluências Possíveis
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Metadados
Descrição
Este artigo aborda inicialmente a racionalidade presente no que Aristóteles chamou de ciências práticas (como a Ética e a Política), nas quais se busca a verossimilhança e não a verdade. Em seguida, tece considerações sobre o advento da modernidade na cultura ocidental, fenômeno que estabeleceu as bases das éticas contratualistas, questionadas por Kant, para quem a eticidade obedece a uma lei moral universal. A visão kantiana é questionada a partir das contribuições de Perelman, que com sua Nova Retórica resgata a racionalidade apoiada sobre o verossímil, e de Lipovetsky, que situa o momento atual como a era do Pós dever. Os dois últimos autores fornecem subsídios para se refletir sobre a ética na educação escolar, problematizada com base nas orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN), documento que marcou a discussão ética no cenário educacional brasileiro desde o final dos anos 1990.
ISSN
2238-1279
Autor
Renato José de Oliveira; Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data
20 de agosto de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 12, No 28 (2015); 144-163
Tipo
Avaliado por Pares