Descrição
Nesta contribuição serão destacados alguns aspetos que caracterizam a recepção da filosofia de Fichte em Jean Paul. Além do valor literário, a obra "Clavis Fichteana" representa um conjunto das primeiras críticas à "Doutrina da ciência" de Fichte, desempenhando um papel importante na identificação do idealismo ao niilismo. Após uma apresentação da gênese e dos pressupostos da crítica de Jean Paul, irei me concentrar no núcleo teórico que motiva suas críticas, seja no perfil teorético, seja no prático: o estatuto do não-eu como produzido por uma ficção imaginativa. Isso permitirá que destaquemos os variados momentos do trabalho fichtiano sobre este conceito até os últimos dias da sua reflexão filosófica, como tentativa de responder as críticas apresentadas por Jean Paul.||In this paper will be highlighted some aspects that characterize the Jean Paul Richter´s reception of Fichte's Wissenschaftslehre in the text of 1800 Clavis fichtiana seu leibgeberiana. This work represents a set of the first criticisms toward Fichte´s theory of knowledge and plays an important historical role in the identification between idealism and nihilism, developedby Jacobi in the Letter to Fichte of 1799. After a presentation of the genesis and Jean Paul’s critique to Fichte, the paper discuss the speculative core that motivates criticisms of Jean Paul, both in theoretical and practical perspective: the status of no-I as produced by an imaginative fiction.