-
A reflection on the construction of meaning in musical performance from the perspective of the indeterminate music performer||Uma Reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada
- Voltar
Metadados
Descrição
This work is an offshoot of the ongoing doctoral research entitled, Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise do repertório violinístico após 1950. Here we will discuss the genealogy of the concept of musical work until its crystallization around 1800 and its reflections on the development of musical notation and performance; the aesthetic-compositional transformations that emerged from the second half of the twentieth century and its main aspects; finally, we seek to offer a brief reflection on the construction of meaning in musical performance from the perspective of the indeterminate music interpreter, that is, the one that is subject to multiple interpretations and intersubjective relations. For this, we made use of three works that provided philosophical support: Lydia Goehr's The Imaginary Museum of Musical Works (1992), which endeavored to trace the genealogy of the concept of musical work; Estética: Teoria da Formatividade (1993) by Luigi Pareyson, in which the author analyzes the work of art from a formative point of view - the work as an object under construction and in permanent formation; and Obra Aberta by Umberto Eco (2003), which presents a close relationship with the previous reading and deals, among other things, with the dichotomy between open and closed work.||Este trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado ainda em andamento, intitulada, Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise do repertório violinístico após 1950. Aqui, discutiremos a genealogia do conceito de obra musical até sua cristalização por volta de 1800 e seus reflexos no desenvolvimento da notação e performance musical; as transformações estético-composicionais que surgiram a partir da segunda metade do século XX e suas principais vertentes; e por fim, procuramos oferecer uma breve reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada, ou seja, aquela que está sujeita a múltiplas interpretações e relações intersubjetivas. Para isso, fizemos uso de três trabalhos que deram suporte filosófico: The Imaginary Museum of Musical Works (1992) de Lydia Goehr, que se empenhou em traçar a genealogia do conceito de obra musical; Estética: Teoria da Formatividade (1993) de Luigi Pareyson, em que o autor analisa a obra de arte a partir de um ponto de vista formativo – a obra como um objeto em construção e em permanente formação; e Obra Aberta (2003) de Umberto Eco, que apresenta estreita relação com a leitura anterior e trata, entre outras coisas, da dicotomia entre obra aberta e fechada.
ISSN
2447-7117
Periódico
Autor
Zomer, Ana Leticia Crozetta
Data
26 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/160585 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160585
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Ana Leticia Crozetta Zomer | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista da Tulha; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 9-32 | Revista da Tulha; v. 5 n. 1 (2019); 9-32 | Revista da Tulha; Vol. 5 No. 1 (2019); 9-32 | 2447-7117
Assuntos
Música do Século XX | Indeterminação | Performance Musical | Genealogia do Conceito de Obra | Notação musical | XXth century music | Indetermination | Musical performance | Genealogy of concept of | musical work | Musical notation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion