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A relação família e escola: desafios para a gestão escolar
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Metadados
Descrição
Há algum tempo que a obra de Ariès (1981) sobre a História da Infância foi se tornando bibliografia obrigatória para quem escrevia não só sobre o tema, mas também sobre a relação entre família e escola dado que o autor mostrou em seu texto, como esta aliança foi importante para solidificar a educação escolar. No entanto, ao que parece, no âmbito escolar, a forma de se pensar a relação família e escola ainda não absorveu as mudanças e transformações da família. Levando em conta o panorama descrito nosso objetivo é ampliar o que já descrevemos em outros trabalhos e especificamente para esse texto iremos elaborar propostas factíveis para se pensar a relação família e escola na contemporaneidade. Como metodologia de análise, tomaremos por base (i) a obra de Lasch (1991) sobre o papel dos especialistas na eficácia parental; (ii) os conceitos de Elias (1990) sobre compromiso y distanciamento e (iii) alguns textos produzidos como trabalhos finais para o curso de especialização “Escola de Gestores” cujo tema para o projeto de intervenção do gestor foi melhorar a relação família e escola. A partir destes trabalhos e das obras citadas esperamos obter como resultado a elaboração de um texto que possibilite construir algumas propostas para que a aliança entre família e escola possa ser refeita dado que os textos dos gestores demonstram que é uma realidade no âmbito escolar o embate entre escola e família onde cada uma acusa e culpa a outra pelo fracasso escolar.
ISSN
2238-1279
Autor
Tania Mara Tavares da Silva; UNIRIO | Elisangela da Silva Bernado; UNIRIO
Data
2 de maio de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 34 (2017); 297-321
Tipo
Avaliado por Pares