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A RELAÇÃO PROFISSÃO E GÊNERO, A SOCIEDADE E SUA CULTURA
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Metadados
Descrição
O presente trabalho buscou aferir a existência da relação entre profissão e gênero, no sentido de entender se há relação pré-estabelecida pelos estudantes do ensino superior de uma universidade particular do interior do Estado de São Paulo. Ao buscar entender as razões de tal associação percebe-se uma característica forte em muitos depoimentos, sendo ela o fato do aluno entender que tal relação é fruto da concepção de uma sociedade patriarcal, que estabelece ou pré-determina alguns comportamentos como exclusivos de determinado gênero ficando vedado ao outro gênero o desenvolvimento de certos hábitos. Ao se realizar esta dicotomia, a sociedade estabelece por consequência a relação das profissões que demandam comportamentos relacionados ao gênero masculino, ao exemplo da Administração, como profissão de homem, e as que sugerem a necessidade de comportamentos tido socialmente como femininos, como por exemplo a Pedagogia, ao gênero feminino. Tal associação nunca é assumida pelo entrevistado, e sim atribuída ao outro ou à uma abstração, tais como “a sociedade” ou “a cultura”.
ISSN
2238-4979
Autor
Praça, Marco Aurpelio Martins; UNIESP-Sertãozinho/SP | Souza-Leite, Célia Regina Vieira de; PPGE-Mestrado/CUML
Data
6 de novembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 18, n. 1 (2017): Plures Humanidades
Assuntos
Educação; Ensino | Profissão e Gênero. Gênero e Cultura. Ensino Superior