Descrição
A repetência faz parte do ambiente escolar e apesar de não ser um novo tema de investigação e discussão ainda é relevante, pois é um fenômeno de difícil análise, uma vez que pode ser observado e/ou apresentado a partir de diferentes pontos e perspectivas. Portanto, a repetência pode ser encarada por diferentes aspectos, uma vez que pode derivar e/ou estar associada a diversos fatores, tais como, avaliação, absenteísmo, (in)disciplina, violência, exclusão, dentre outros. Entretanto, este artigo propõe apresentar a repetência associada a inclusão e/ou exclusão escolar. Este artigo foi elaborado a partir de um estudo de etnográfico realizado na 1ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro com o intuito de discutir o fenômeno da repetência a partir da perspectiva dos sujeitos da pesquisa, docentes e alunos(as) de uma classe de repetentes, criada exclusivamente no ano de 2008 para atender esses alunos(as) que passaram pela experiência da repetência, entre uma a cinco vezes. Este estudo etnográfico utilizou como principais recursos: a observação participante, a entrevista etnográfica, a análise de documentos, o registro de áudio e vídeo e o estudo de caso etnográfico. A análise dos dados foi realizada por um processo indutivo com recursos do software (Atlas ti).