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A semiotic study of soap opera A Favorita – a proposal for teaching||Um estudo semiótico sobre o núcleo negro da telenovela A Favorita – uma proposta didática
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Metadados
Descrição
This project proposes a study of discourse about prejudice, just as this issue is addressed in the soap opera A Favorita, written by Joao Emanuel Carneiro, aired by Globo TV in the period of June/2008 to February/2009. We utilize the methodology of analysis tools of greimasian semiotics, theoretically capable of supporting languages television, besides promoting the development of activities of reception and production of textbooks, functioning thus as an option to conduct teaching. Using the theme of prejudice experienced by the characters in the soap opera in different ways, we aim to provide models of teaching sequences in order to develop some strategies for teaching the mother tongue, reflecting also around common themes (so considered by the theorists of education).||Este artigo propõe um estudo do discurso sobre o preconceito, tal qual esse tema é abordado na telenovela A Favorita, escrita por João Emanuel Carneiro, levada ao ar pela Rede Globo de Televisão no período de junho/2008 a fevereiro/2009. Utilizamos como metodologia de análise o instrumental da semiótica greimasiana, capaz de sustentar teoricamente as linguagens televisivas, além de propiciar a elaboração de atividades de recepção e produção de textos escolares, funcionando, assim, como uma opção de conduta pedagógica. Utilizando a temática do preconceito, vivido pelos personagens da novela sob diferentes formas, visamos elaborar módulos didáticos, com o intuito de desenvolver algumas estratégias de ensino da língua materna, que possam, também, contemplar os temas transversais (assim considerados pelos teóricos da educação).
ISSN
2316-6169
Autor
Batalha, Cássia Vanessa | Salermo, Renan Luis
Data
29 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/5524/3031 | /*ref*/BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990. | /*ref*/_________. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1998. | /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 003/2004, de 17 de junho de 2004. Disponível em: http://www.uesc.br/prodape/0287.pdf. Acesso em: 21 fev. 2015. | /*ref*/CARNEIRO, João Emanuel de. A Favorita. Rede Globo de Televisão. São Paulo: Globo, 2008 - 2009. | /*ref*/DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004. | /*ref*/GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n.2, Abr/Jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2016. | /*ref*/GREIMAS, A & COURTES, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Ática, s/d. | /*ref*/_________ & FONTANILLE, J. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993. | /*ref*/JABOR, Arnaldo. FLORA, QUE AMAMOS ODIAR. O Estado de São Paulo. São Paulo. 25 de nov. 2008. Caderno 2, D10. | /*ref*/KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. | /*ref*/LARA, Glaucia Muniz Proença. Lendo textos verbais e não-verbais: uma abordagem semiótica. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 5, p. 1-13, 2007. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Presenças do Outro. São Paulo: Perspectiva, 2002. | /*ref*/LIMOLI, Loredana & MENDONÇA, Ana Paula F. de. Proposta pedagógica de utilização da telenovela no ensino de leitura. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do XIX CELLIP. Cascavel : EDUNIOESTE, 2009. | /*ref*/PRADO, Arcanjo Miguel. Acho ótimo ter negro rico em novela, diz Taís Araújo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 27 de agosto de 2015.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 ArReDia
Fonte
ArReDia; v. 5, n. 9 (2016); 66-82 | 2316-6169
Assuntos
Reading. Soap opera. Visual semiotics. Prejudice. | Leitura. Telenovela. Semiótica visual. Preconceito.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion