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A semiotização textual em artigos de opinião da mídia.||The textual semiotization in the opinion articles media
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Metadados
Descrição
Este estudo objetiva analisar alguns exemplares do gênero artigo de opinião online, a fim de verificar a semiotização textual para a construção do ponto de vista. Para o estudo, foram analisados cinco artigos de opinião de dois diferentes sites de jornais online. Para a análise utilizamos a teoria desenvolvida por Jean-Paul Bronckart (1999), a qual entende a organização do texto como um folhado constituído por três camadas superpostas. Primeiramente, analisamos a infraestrutura geral do texto, que compreende os seguintes parâmetros: o tipo de discurso predominante e as sequências textuais. Depois, analisam-se os mecanismos textuais que compreendem as conexões, a coesão nominal e verbal. Por fim, analisamos os mecanismos enunciativos, onde são verificadas as vozes e as modalizações.||This study aims to analyse the textual genre online opinion article, in order to verify the textual semiotization for the construction of the point of view. For the study, five opinion texts of two different newspaper sites were analysed. For the analysis, we use the theory developed by JeanPaul Bronckart (1999), which understands the text organization as a three-layered model. Firstly, we analyse the general structure of the text, which has the following parameters: the main kind of discourse and the textual sequences. Afterwards, we analyse the texts mechanisms, considering connections, nominal and verbal cohesion. Finally, we analyse the enunciative mechanisms, to verify the presented voices and modalizations.
ISSN
2316-6169
Colaboradores
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Autor
Santos, Thiago Jorge Ferreira
Data
8 de outubro de 2012
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/1578/1120 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/downloadSuppFile/1578/190 | /*ref*/ADAM, Jean-Michel. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992. | /*ref*/BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Trad. Eduardo Guimarães et al. São Paulo: Ed. Pontes, 1976. | /*ref*/BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. | /*ref*/BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros textuais, tipos de discursos, e operações psicolinguísticas. In: Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.11, p. 49-69, 2003. | /*ref*/BRONCKART, Jean-Paul. Commentaires conclusifs. Pour une développement collectif de l’interactionnisme socio-discursif. In: Calidoscópio, São Leopoldo-RS, v. 2, n. 2, p.113-123, jul/dez 2004. | /*ref*/DOLZ, Joaquim. SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em exmpressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre um experiência suíça (francófona). Enjeux, Genebra, 37/38. Trad. De Roxane Rojo, 1996. | /*ref*/FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerências Textuais. 9. ed. São Paulo: Ática, 2002. | /*ref*/LOUSADA, Eliane Gouvêa. La séquence didactique: on outil qui peut contribuer à l’autonomie du professeur. Rencontres (PUCSP), São Paulo, v. 10, p.223-232, 2006. | /*ref*/LOUSADA, Eliane Gouvêa. A abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos. Revista eletrônica do Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP, São Paulo, v. 2, 2010. Disponível em: http://www.epedusp.org/IIepedlivro/index.htm. Acesso em: 8 fev. 2012. | /*ref*/MACHADO, Anna Rachel. O Diário de Leituras. São Paulo: Martins Fontes, 1998. | /*ref*/MACHADO, Anna Rachel. Para re(pensar) o ensino de gêneros. Caleidoscópio, São Leopoldo-RS, v. 2, n. 1, p. 17-28, 2004. | /*ref*/MACHADO, Anna Rachel. A Perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. (orgs). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p.237-259. | /*ref*/MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. (orgs). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. | /*ref*/SCHNEUWLY, Bernard. Genres et types de discours: Considérations psychologiques et ontogénétiques. In: Y. Reuter (ed.) Les Interactions Lecture- Écriture, pp. 155-174. Berne: Lang. 1994. | /*ref*/SOUZA, Lusinete Vasconcelos de. As ações do professor : a análise compartiva entre o trabalho prescrito e trabalho realizado sobre o discurso argumentativo do editorial de jornal. In : NASCIMENTO, Elvira Lopes (org). Gêneros Textuais : da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos : Claraluz editora, 2009. | /*ref*/WEINRICH, Henri. Le temps. Paris: Seuil. 1973.
Fonte
ArReDia; v. 1, n. 1 (2012); 44-62 | 2316-6169
Assuntos
Sociodiscoursive Interactionism. Textual genres. Opinion article genre. Discourse Analysis. | Interacionismo sociodiscursivo. Gênero textual artigo de opinião. Análise do Discurso.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion