-
A sociolinguística no ensino de línguas: a variação diastrática em manuais didáticos de italiano||A Sociolinguistics in language teaching: diastratic variation in Italian as a foreign language textbooks||La sociolinguistica nell’insegnamento delle lingue: la variazione diastratica nei manuali di italiano per stranieri
- Voltar
Metadados
Descrição
Natural languages are formed by a set of linguistic varieties resulting from the intense relations between language and society. In teaching foreign languages, the textbook is a tool whose main function is to introduce the language to learners. Faced with this responsibility, he should not conceal elements of the language with the excuse of simplifying learning, but should gradually prepare the learner for the complex reality he will face. Based on this assumption, this article aims to investigate how the textbooks Rete! and Linea diretta deal with the diastratic dimension in the dialogues and explanations offered to students and teachers. For this, 28 criteria were defined, linked to three diastratic varieties, namely: popular Italian, Italian spoken by young people and the variety spoken by women (COVERI et al., 1998). The results show the almost total absence of this dimension in the books and the insufficient and inadequate treatment of the three varieties.||As línguas naturais são formadas por um conjunto de variedades linguísticas resultantes das intensas relações entre língua e sociedade. No ensino de línguas estrangeiras, o livro didático se constitui como uma ferramenta que tem como principal função apresentar a língua aos aprendizes. Diante dessa responsabilidade, ele não deve escamotear elementos da língua com a escusa de simplificar a aprendizagem, mas sim preparar gradativamente o aprendiz para a complexa realidade com a qual se defrontará. Com base nesse pressuposto, o presente artigo tem como finalidade investigar como os livros didáticos Rete! e Linea diretta tratam a dimensão diastrática nos diálogos e explicações oferecidas a discentes e docentes. Para isso, foram definidos 28 critérios ligados a três variedades diastráticas, a saber: o italiano popular, o italiano falado por jovens e a variedade falada por mulheres (COVERI et al., 1998). Os resultados mostram a quase total ausência dessa dimensão nos livros e o tratamento insuficiente e inadequado das três variedades.||Le lingue naturali sono formate da un insieme di varietà linguistiche risultanti dalle intense relazioni tra lingua e società. Nell’insegnamento delle lingue straniere, il manuale di testo è uno strumento la cui funzione principale è quella di introdurre la lingua agli studenti. Di fronte a questa responsabilità, non dovrebbe nascondere elementi del linguaggio con la scusa di semplificarne l’apprendimento, ma dovrebbe gradualmente preparare lo studente alla complessa realtà che dovrà affrontare. Sulla base di questo presupposto, questo articolo mira a indagare come i libri di testo Rete! e Linea diretta presentano la dimensione diastratica nei dialoghi e nelle spiegazioni offerte a studenti e insegnanti. A questo fine, sono stati definiti 28 criteri, collegati a tre varietà diastratiche, vale a dire: italiano popolare, italiano parlato dai giovani e varietà parlata dalle donne (COVERI et al., 1998). I risultati mostrano l’assenza quasi totale di questa dimensione nei libri e il trattamento insufficiente ed inadeguato delle tre varietà.
ISSN
2238-8281
Periódico
Autor
Frangiotti, Graziele
Data
29 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/168570 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i38p17-38
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista de Italianística | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 38 (2019); 17-38 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Diastratic dimension | Linguistic varieties | Popular Italian | Italian spoken by young people | Italian spoken by women | Textbook | Foreign language teaching | Dimensione diastratica | Varietà linguistiche | Italiano popolare | Italiano giovanile | Italiano al femminile | Manuale di testo | Insegnamento di lingue straniere | Dimensão diastrática | Variedades linguísticas | Italiano popular | Italiano falado por jovens | Italiano falado por mulheres | Livro didático | Ensino de língua estrangeira
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion