Descrição
A humanidade busca a sobrevivência, conforto, lucro, sem levar em conta a degradação ambiental. A agricultura, a pecuária, a construções de cidades e grandes metrópoles vem modificando de forma danosa a natureza, causando ao meio em que vivemos transtornos como: alterações climáticas, efeito estufa, enchentes, doenças degenerativas etc. Visto que a educação é um meio de transformação da sociedade, o presente trabalho tem como objetivo verificar a atenção dada à temática meio ambiente nos seis cursos de formação (Administração, Pedagogia, História, Turismo, Contabilidade e Direito) em nível de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Teresina, Piauí. A metodologia consistiu em estudos bibliográficos utilizando os autores Leff, Grott, Philippi e Alves e também aplicações de questionários aos docentes de diversos cursos da IES. Percebe-se que o tema abordado tem grande relevância para os sujeitos pesquisados. Observamos poucas disciplinas relacionadas com a temática abordada nas grades curriculares dos cursos da IES, porém os professores acham suficientes, visto que 85,7% destes docentes explicitaram que nas disciplinas que ministram podem ser trabalhados assuntos que abordem a questão ambiental.