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A TEMPORALIDADE MESSIÂNICA DE TRAMA (ANTONIO DIAS, 1977)*
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Metadados
Descrição
RESUMO Trama, de Antonio Dias, é uma coleção de xilogravuras, exposta, aludindo à série The Illustration of Art (1972-77), como um painel semi-retangular que se apresenta em lapso. As estampas expõem estruturas gráficas retomadas às pinturas “diagramadas” realizadas pelo artista entre 1968-71. Em cada estampa há diferentes proposições escritas, formando uma série de “plantas baixas”, propositoras de “monumentos” geométricos – calcados na participatividade da arte ambiental de H. Oiticica, e… impossíveis de serem realizados. Proposições de ação futura ou descrições do espaço experimentado? Ao contrapor materiais históricos do debate artístico brasileiro (fragmentos da geometria desenvolvimentista e da “participação do espectador” da resistência cultural de 1964-69), Trama opera uma aglutinação de tempo histórico, que implica uma nova temporalidade recheada daquele “tempo-de-agora” descrito por W.Benjamin: o tempo aberto para as possibilidades infinitas que promete a revolução social.Palavras ChaveAntonio Dias, Hélio Oiticica, participação do espectador, Walter Benjamin. Abstract The collection of woodcuts that compose Antonio Dias’ Trama is exposed as a semi-rectangular panel, that alludes to The Illustration of Art (1972-77) series. The prints expose some graphic structures taken from his “diagram-paintings” series, made between 1968-71. In each print there is a different written proposition, forming several "floorplans”, that propose to erect a series of impossible geometric "monuments" – related, in a way, to the participatory dimension of H.Oiticica’s “environmental art”. Are those prints proposals for future action or descriptions of an experienced place? By interposing historical materials from the Brazilian artistic debate (pieces of geometry from the national-developmentalist period of the 50’s and the "participation of the spectator" from the cultural resistance of the 60’s), Trama operates an assemblage of historical time, which implies a new temporality – filled with that Jetztzeit described by Walter Benjamin: the open temporality of infinite possibilities promised by the social revolution.Key wordsAntonio Dias, Hélio Oiticica, participation of the spectator, Walter Benjamin.
ISSN
1984-9532
Periódico
Autor
Motta, Gustavo
Data
29 de setembro de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3929 | 10.5965/2175234605092013227
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Gustavo Motta | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Palíndromo; v. 5 n. 9 (2013): Palíndromo n° 9 | 2175-2346 | 1984-9532
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion