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A Teoria das Representações Sociais: conversando com os professores sobre trabalho
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Metadados
Descrição
Pela diversidade de concepções teóricas sobre o tema das representações, e ainda pela preocupação de entender como o conceito de representação poderia ser empregado no campo da educação para a discussão da categoria trabalho, apresentamos no início do artigo um diálogo estabelecido com diferentes autores para a caracterização das principais teorias das representações e a opção teórica e metodológica pela teoria das representações de Henri Lefebvre, a partir do estudo da obra “A presença e a ausência: contribuição à teoria das representações”. Na segunda parte tratamos da categoria trabalho como um conceito construído socialmente. Para isso, apresentamos o estudo sobre trabalho em diferentes períodos e sociedades, para explicar seu caráter histórico e dual, sobretudo, na sociedade capitalista. Em seguida, trazemos uma discussão sobre as representações da categoria trabalho em Marx e Lefebvre - com intenção de explicar porque o trabalho enquanto definidor do indivíduo nas relações de produção é algo específico da sociedade capitalista. Apesar de o foco ser Marx e Lefebvre, outros autores contemporâneos contribuíram com esta discussão, Mészáros, Aranha, Frigotto, Ramos, Ciavatta, Saviani e Nosella. Para finalizar trazemos algumas ponderações da pesquisa empírica realizada com professores do curso técnico em Administração, buscando abstrair destas, as representações sobre a categoria trabalho.
ISSN
2238-1279
Autor
Angela Maria Corso; Unicamp/Unicentro
Data
26 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 38 (2018); 349-374