-
A tessitura dos ateliês biográficos: olhares entrecruzados
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo objetiva trazer ao debate as possibilidades oferecidas pelos Ateliês Biográficos de Projeto para as pesquisas em Educação. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma revisão sistemática de pesquisas acadêmicas que indicavam a utilização de ateliês como dispositivo de pesquisa e formação. Os resultados apontaram que os Ateliês se inserem em uma forma outra de se pensar a investigação científica e os modos pelos quais ocorre a aprendizagem dos professores e outros atores educacionais. Os elementos essenciais para que um pesquisador intitule um espaço formativo de pesquisa como ateliê, no sentido aqui utilizado, passam pela promoção de situações que interliguem as dimensões temporais (passado, presente e futuro), pela produção e socialização de histórias de vida – heterobiografia – e pela elaboração de um projeto de futuro, em um processo autoformativo
ISSN
2525-426X
Autor
Sousa, Sandra Novais | Nogueira, Eliane Greice Davanço | de Souza, Dirlaine Beatriz França | Rocha, Cristiane Ribeiro Cabral
Data
26 de dezembro de 2019
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5932 | 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1050-1068
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1050-1068 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1050-1068 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1050-1068 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12
Assuntos
Ateliês Biográficos de Projeto | Pesquisas em Educação | Método Biográfico
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion