Descrição
Esse ensaio visa analisar de que modo a atriz carioca Nancy Wanderley construiu o tipo da pernambucana valente, principalmente com relação ao uso da força física, na maioria de suas participações na comédia cinematográfica musicada carioca, a chanchada, a partir de um estereótipo da mulher nordestina consolidado no baião Paraíba. Para isso investiga-se a origem histórica do termo, a transformação daquela canção em sucesso musical, bem como o surgimento de sua matriz audiovisual, a Madame Pau-Pereira no filme É fogo na roupa (1952). Aqui, analisaremos cinco filmes: O petróleo é nosso (1954), No mundo da lua (1958), O camelô da rua larga (1958), Quem roubou meu samba?(1959) e Samba em Brasília (1960).||This essay aims to examine how the carioca actress Nancy Wanderley Rio built the kind of brave Pernambuco woman, especially regarding the use of physical force, in most of its stake in carioca musical comedy film, the slapstick, from a stereotype of women Northeast consolidated in the ballad Paraíba. For that investigates the historical origins of the term, the transformation of that song in musical success as well as the audiovisual appearance of his matrix, the Madame Pau-Pereira in É fogo na roupa (1952). Here, we analyze five films: O petróleo é nosso (1954), No mundo da lua (1958), O camelô da rua larga (1958), Quem roubou meu samba? and Samba em Brasília (1960).