Descrição
O texto comenta os conceitos de não familiar ou estranho tratados por Freud em Das Unheimliche (1919), associando-os ao hábito e às rupturas do hábito para especificar a diferença da sua ocorrência na experiência individual, em que é significante de uma angústia, e na ficção, em que é figuração intencional. Distinguindo a figuração do não familiar na ficção antiga e na ficção moderna, propõe que na ficção antiga, como a de Luciano de Samósata, o não familiar é classificado platônica e aristotelicamente como fantástico, e na ficção moderna, como a de Beckett, como efeito da crítica e destruição dos regimes de verdade e verossimilhança que fundam a representação.||The text comments the concepts of the unfamiliar and the uncanny as formulated by Freud in Das Unheimliche (1919), associating them to habit and the rupture of habit in order to specify the differences between their occurrence in individual experience, where the uncanny refers to anguish, and in fiction, where it is an intentional representation. Distin- guishing the uncanny in ancient fiction from its appearance in modern literature, the text proposes that in ancient fiction, as that of Lucian of Samosata, the uncanny is classified, in accordance with Plato and Aristotle, as fantastic, while in modern fiction, as in Beckett, it is an effect of the critique and destruction of regimens of truth and verisimilitude that are the essential foundations of representation.