Descrição
The text reviews the artistic production of virtual environments to examine the regimes established by imaging devices such as virtual reality, caves and digitals panoramas. The hypothesis guiding the analysis is that these devices establish what could be understood as absorption regimes, linking to a Platonic aesthetic heritage that was present in different ways throughout art history, spanning the Renaissance, the panoramas of the century XVIII, photography, and especially the cinema. To do so, we start from the philosophy Flusser and theorists of immersive environments and hypertextual narratives.Keywords: Image theory, digital imaging, virtual reality||O texto passa em revista a produção artística em ambientes virtuais para examinar os regimes de imagem instituídos por aparatos como os de realidade virtual, as caves e os panoramas digitais. A hipótese que orienta as análises é que estes aparatos estabelecem o que poderia ser entendido como regimes de absorção, vinculando-se a uma herança estética platônica que esteve presente de diferentes maneiras ao longo da história da arte, abarcando o renascimento, os panoramas do século XVIII, a fotografia e, principalmente, o cinema. Para tanto, parte-se da filosofia de Vilém Flusser e dos teóricos dos ambientes imersivos e das narrativas hipertextuais.Palavras-chave: Teoria da imagem, imagem digital, realidade virtual