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Ação Cultural e Ação Artística: territórios movediços
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Metadados
Descrição
Propõe-se uma retomada da noção de ação cultural à luz dos deslocamentos e mutações pelos quais ela tem passado desde seu surgimento na França no século passado, lançando pistas para o exame dessas concepções no Brasil de hoje. Nessa ótica será analisada a emergência da noção de ação artística, tendo em vista uma caracterização - necessariamente preliminar - desse campo. Serão abordadas as distinções entre as duas perspectivas, assim como as relações entre elas.
ISSN
2237-2660
Colaboradores
Universidade de São Paulo
Autor
Pupo, Maria Lúcia | Veloso, Veronica
Data
11 de março de 2020
Identificador
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/96342/56288 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/96342/52929 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/96342/54551 | /*ref*/Referências Bibliográficas: ABIRACHED, Robert. La décentralisation théâtrale. Vol. 3, 1968, le tournant. Arles: ANRAT et Actes Sud, 2005. ARDENNE, Paul. Un art contextuel: Création artistique en milieu urbain, en situation, d’intervention, de participation. Paris: Flammarion, 2002. BOURRIAUD, Nicolas. Esthétique relationnelle. Monts: Les presses du réel, 1998. CAON, Paulina e VELOSO, Verônica. São Paulo Através do Espelho – refletindo sobre ação cultural, processos criativos e processos pedagógicos in ALEIXO, Fernando e LEAL, Mara Lucia (org). Teatro, ensino, teoria e prática: processos de criação: experiências contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2016. COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 2012. DIEGUEZ, Ileana. Cenários Liminares: teatralidades, performances e políticas. 2a. edição. Uberlândia: EDUFU, 2016. DUBATTI, Jorge. “A questão epistemológica nos Estudos Teatrais”. Revista Moringa - Artes do Espetáculo da UNP, v.3, n.1, 2012, pp. 22-30. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2011. JEANSON, Francis. L’action culturelle dans la cité. Paris: Seuil, 1973. KREBS, Anne e ROBOTEL, Nathalie, Démocratisation culturelle: l’intervention publique em débat, La Documentation Française, nº 947, avril 2008. OLIVEIRA, Lucia Maciel Barbosa. Corpos indisciplinados Ação cultural em tempos de biopolítica. São Paulo: Beca, 2007. PUPO, Maria Lúcia. Alteridade em cena. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 46-57, jun. 2012. _________ . Création et action théâtrales à São Paulo. Horizons/Théâtre, Bordeaux, n. 2, p. 116-129, oct. 2012/mars 2013. PUPO, Maria in DESGRANGES, F. e LEPIQUE, M. Teatro e Vida Pública – O Fomento e os Coletivos Teatrais de São Paulo. São Paulo: Ed. Hucitec e Cooperativa Paulista de Teatro, 2012. VELOSO, Verônica. “Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano”. Tese (doutorado) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-21 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-21 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-21 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10, n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-21 | 2237-2660
Assuntos
Artes Cênicas; Teatro; Educação | Ação cultural; Ação artística; contrapartida social; política pública; participação | Ação Cultural e Ação Artística
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion