-
Acessibilidade em documentos digitais: uma estratégia para a inclusão no ensino superior
- Voltar
Metadados
Descrição
A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior pressupõe a garantia do acesso à educação como um direito constitucional. Além do acesso à universidade, a inclusão deve garantir aos estudantes a acessibilidade dos documentos digitais criados e disponibilizados nesses espaços. Considerando essa problemática, este artigo objetiva discutir a promoção da acessibilidade de documentos digitais em uma instituição de ensino superior de natureza pública, situada no sul do país. A pesquisa configura-se como uma pesquisa aplicada, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, e propõe o desenvolvimento de ações que auxiliem a criação de documentos digitais por servidores, docentes e técnico-administrativos em educação, que são os sujeitos da pesquisa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a pesquisa documental e questionário online. Como resultados parciais, evidencia-se um número significativo de matrículas e de evasões de estudantes com diferenciadas deficiências na instituição. Em relação aos servidores da instituição, a maior parte afirmou desconhecer as diretrizes que orientam a criação de documentos digitais acessíveis, apesar de considerarem fundamental a acessibilidade dos documentos para a efetivação da universidade como um espaço inclusivo. Entende-se que ações formativas voltadas à acessibilidade de documentos digitais é uma estratégia para a democratização do conhecimento e uma premissa fundante de qualquer instituição educacional que se quer inclusiva.
Palavras-chave: acessibilidade; documentos digitais; inclusão no ensino superior.
ISSN
2238-1279
Autor
Daniele dos Anjos Schmitz; Universidade Federal de Santa Maria | Mariana Luzia Corrêa Thesing; Universidade Federal de Santa Maria | Ana Cláudia Pavão Siluk; Universidade Federal de Santa Maria
Data
30 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 35 (2017); 247-263
Tipo
Avaliado por Pares