-
Ações afirmativas: uma análise do acesso e da permanência dos alunos cotistas do IFSul||Positive actions: an analysis of admission and permanence of IFSul balancing students||Políticas de acción afirmativa: un análisis de la admisión y de la permanência de los estudiantes titulares de cuotas del IFSul
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho é resultado de uma dissertação que analisou o ingresso por cotas nos cursos técnicos de nível médio da forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Pelotas, e o quadro geral dos alunos cotistas no que tange às políticas de ações afirmativas de permanência e ao êxito escolar. Para tal, utilizamos como metodologia o estudo de caso e a análise de categorias referentes ao recebimento ou não de benefícios oferecidos pela instituição, com abordagem qualitativa (estudo dos referenciais teóricos acerca da temática) e quantitativa (análise dos dados sistêmicos). Quanto à coleta de dados, usamos pesquisa bibliográfica, extração de dados sistêmicos e aplicação de questionário ao universo de alunos que ingressaram em 2014/1. Ao final, concluímos que as cotas podem promover uma “pseudo” mobilidade social e que o aluno que ingressa por este sistema não vincula a isso sua permanência ou êxito escolar.||This study originated in a dissertation that analyzed racial balancing through the high school technical program integrated modality admission at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Pelotas Campus, and the racial balancing student general Picture regarding positive action policies of attendance and academic achievement. For such, case study methodology and the analysis of categories referring to the receipt or not of benefits offered by the institution were used with both qualitative (theoretical references studies on the subject) and quantitative (systemic data analysis) approaches. As for data collection, bibliographic research and systemic data extraction were used, as well as a questionnaire was applied to the universe of students who joined the institution in 2014/1. At the end, it was concluded that racial balancing can promote a "pseudo" social mobility, and that joining the institution through this system does not necessarily guarantee attendance or academic achievement.||El presente trabajo es el resultado de una tesis de maestría en la que se analizó la admisión por cuotas en los cursos técnicos de la forma integrada a la enseñanza media del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Pelotas, y el panorama general de los estudiantes titulares de cuotas con respecto a las políticas de acción afirmativa de permanencia y éxito escolar. Para ello, utilizamos como metodología el estudio de caso y el análisis de categorías relacionadas con la recepción o no de los beneficios ofrecidos por la institución, con enfoque cualitativo (estudio de referencias teóricas sobre el tema) y cuantitativo (análisis de datos sistémicos). A respeto de la recopilación de datos, utilizamos la investigación bibliográfica, la extracción de datos sistémicos y la aplicación de un cuestionario al universo de estudiantes que ingresaron en 2014/1. Al final, concluimos que las cuotas pueden promover una “pseudo” movilidad social y que el estudiante que ingresa a
través de este sistema no vincula su permanencia o éxito en la escuela a eso.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Rostas, Márcia Helena Sauaia Guimarães | Isaacsson, Maria Cecília | Montoito, Rafael
Data
16 de março de 2021
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12384 | 10.5335/rep.v27i3.12384
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Maria Cecília Isaacsson, Rafael Montoito | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 3 (2020): PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 50 ANOS; 808-833 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares