Descrição
A sala de aula é o espaço destinado a trocas de experiências efetivas e de interações entre o texto, os discentes e o docente. Nesse sentido, a leitura compreende um processo de reaprendizado constante, entrelaçando saberes da leitura escolar com a de mundo presentes no repertório de cada leitor. Diante disso, elabora-se o objetivo deste trabalho, baseado em um relato de experiência de leituras em classes de Literatura para alunos do 2º ano do Ensino Médio. O relato se estrutura a partir das impressões e recepções dos textos de Machado de Assis lidos na íntegra em sala de aula por adolescentes nestas turmas, tendo como aportes teóricos a prática do letramento literário de Cosson (2007), assim como as reflexões acerca das práticas de leitura literária na escola e seu papel de formar leitores ativos (ECO, 2015), discutidas pelos autores: Candido (2004), Rouxel (2013), Zilberman (1988) dentre outros, bem como Freire (2003), no que tange à questão do papel docente no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o processo metodológico se organizou por meio de aulas analítico-expositivas, e as análises e as escolhas dos textos machadianos apresentados resultam das discussões realizadas em sala de aula.