Descrição
O artigo “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” busca compreender a situação do negro no panorama das artes da cena e tem como eixo a questão: “quais estratégias/modos de composição artistas negros estão desenvolvendo para problematizar o tema da discriminação racial?”. Este artigo se justifica pela possibilidade de estruturar maior visibilidade à presença negra nas artes da cena. Procuro analisar trabalhos produzidos por três artistas negros com trajetórias, formações e perspectivas diferenciadas entre si. Os primeiros trabalhos que analiso são Danças para Zaíra e Sombra ações desenvolvidas por Diego Dantas no Rio de Janeiro. Em seguida, investigo o trabalho Vira-lata pensado e produzido por Tiago Oliveira, um bailarino carioca. E, por fim, analiso a peça Guerreiro produzida por Joziel Santos, um ator paraibano. Metodologicamente, organizo entrevistas e análises de discursos que buscam orientar um entendimento sobre como diferentes indivíduos relacionados com as artes da cena estruturam suas investigações e proposições artísticas a partir de questões vinculadas à discriminação racial. Pretendo, com isso, levantar apontamentos sobre a trajetória destes artistas e compreender como eles trabalham e operam com lógicas de resistências no circuito das artes da cena. Palavras-chave: Negro;; Cena;; Racismo.