Descrição
Este artigo pretende apresentar o aikido e a capoeira, artes marciais japonesa e brasileira respectivamente, como fontes de estímulo para a criação de procedimentos para preparar o ator, estimular sua criação e ampliar seu repertório, visando a concepção de um espetáculo. Como suporte à pesquisa, recorre-se a: Armando Sérgio da Silva e seu conceito de anteparo; Rudolf Laban, especificamente no que diz respeito à qualidade do movimento; e a Martin Buber, filósofo que estudou a relação entre os seres humanos e as coisas que os cercam.||This article aims to present aikido and capoeira – respectively, a Japanese and a Brazilian martial art – as sources of inspiration for the creation of procedures for actors’ preparation, stimulating creation and expanding their repertoire, in order to create a theatrical performance. As support for this research, Armando Sérgio da Silva and his concept of screen/shield; Rudolf Laban, specifically concerning quality of movement; and Martin Buber, philosopher whose studies focused in the relationship between human beings and the things which surround them were employed. ||En este artigo se propone abordar el aikido y la capoeira, artes marciales japonesa y brasileña, respectivamente, como fuentes de estímulo para la creación de procedimientos para que el actor prepare, fomente su creación y amplíe su repertorio. Para ello, nos basamos en Armando Sérgio da Silva y su concepto de blindaje; en Rudolf Laban, específicamente con respecto a la calidad del movimiento; y en Martín Buber, el filósofo que centró sus estudios con respecto a la relación entre los hombres y las cosas que los rodean.