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ALBERTO TORRES: A IDENTIDADE NACIONAL COMO SUSTENTÁCULO PARA A ORDEM E O PROGRESSO NO BRASIL
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Metadados
Descrição
O artigo analisa a formação da identidade nacional no pensamento de Alberto Torres nas primeiras décadas da República, entendida como condição de ordem e progresso e de valorização dos trabalhadores nacionais. Suas obras A organização nacional (1914), O problema nacional brasileiro (1914) e As fontes da vida no Brasil (1915) discutem a urgência de criar de fato um modelo de nação e evidenciam os conflitos sociais na transição do século XIX ao século XX. Em oposição ao imperialismo e ao movimento imigratório, Alberto Torres defendia a vocação rural, tida como natural aos brasileiros, a propriedade nacional dos recursos naturais e a educação do homem do campo de forma a desenvolver o sentimento de amor a terra, evidenciando tal posicionamento o caráter conservador do seu pensamento. Frente a um discurso legitimador da superioridade de raça, da entrada de capital estrangeiro bem como da falta de conhecimento das reais necessidades do Brasil, a constituição de um sentimento de nação era obstruído pela ausência de uma consciência de amor aos interesses nacionais. Debate-se ainda a necessidade de um sistema de ensino capaz de estabelecer o sentimento patriótico e, ao mesmo tempo, instruir os cidadãos nos aspectos básicos para o desenvolvimento econômico da nação. As questões postas no alvorecer da República ainda mostram-se atuais. Em nossos dias, o pensamento de Alberto Torres sobre as limitações ao desenvolvimento da identidade nacional converte-se em realidade: o Brasil ainda é submisso às investidas estrangeiras, não há interesse político na formação do povo consciente da realidade da nação, as crises climáticas e o avanço da indústria do agronegócio em detrimento da agricultura de subsistência comprometem o cenário social brasileiro, entre outras questões relevantes. Tais aspectos exigem uma reflexão aprofundada sobre as causas históricas de quadros político-econômicos e antissociais persistentes.
ISSN
1981-4712
Autor
Itoda, Érica Myeko Ohara | Periotto, Marcília Rosa
Data
20 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18151 | 10.17648/educare.v12i27.18151
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Educere et Educare | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Educere et Educare; Vol. 12, N. Especial (2017) Dossiê: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
História da educação | Educação. Alberto Torres. Identidade Nacional- Ordem e Progresso
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion