Descrição
Neste artigo apresentamos um estudo teórico, analítico-reflexivo, sobre a escola em ciclo e a alfabetização de crianças, com a intenção de contribuir com a formação de professores que ensinam matemática e ciências nos anos iniciais. Escola em ciclo ou seriada se mostrou em nossos trabalhos um viés importante, haja vista que o conhecimento e o reconhecimento de aspectos da história da educação brasileira podem abrir à compreensão das complexidades atuais que enlaçam a docência, em qualquer trajeto formativo da Educação Básica. Com essa intenção proclamada, fomos ao texto da legislação brasileira que trata de políticas públicas para a alfabetização, bem como dos cadernos do PNAIC, que visam a formação do professor alfabetizador, e dirigimo-nos ao encontro da literatura, à luz de pesquisadores que estudam o viés histórico da progressão continuada, por esta ser a ideia central nas discussões sobre ciclo de alfabetização em todas as áreas que articulam os conteúdos escolares nos anos iniciais. Entendemos que ciclo ou série e aprovação ou retenção dos alunos perde o sentido quando a pessoa que aprende e o conteúdo de ensino são figura e fundo, respectivamente, na alfabetização. O central está nos desafios do enfrentamento do ensino que ensine, tendo no horizonte quem aprende, e assegure a educação como um direito de todos e dever da sociedade.