-
Alice and Alice||Alice e Alice
- Voltar
Metadados
Descrição
Two Alices. One follows a rabbit and falls into a hole that seems to have no end, enters into another world, a world out of control, out of context, a world never seen before. The other does not fall anywhere, she only exists in the world. In this world. A world under control? Within the context? It would appear so. But Alice is only ten years old, what would she know about the control and the context of the world, besides the reference that those older and supposedly wiser give her? However, for the adults surrounding her, the world is not under control, their own lives are not. Alice, far from being naive knows that, and thus, her world turns confused, or rather, it turns confused by the complexity of adult relationships that she must undergo. The Alices and their small bodies immersed in these uncontrolled worlds turn their problematic situation into a ludic situation, a game, a playing, within the ease of doing this kind of reversal that only children and the so called crazy have. Thus, Alice and Alice makes a crossing between these two distant worlds characters, but close at the same time. One Alice literature, the other film. One Lewis Carroll, the other Wim Wenders. This essay investigates the relation regarding to the similarities and the discrepancies between the two forms of language, but mainly, the relation between the conditions of the two girls. Based on Deleuze's thought on the reversal of Cartesian thought examined on Carroll’s book, this work will ponder the situations experienced by Wenders’ Alice and consider the possibility that real life can be full of paradoxes, games and situations that move away from reasoning.||Duas Alices. Uma segue um coelho e cai em um buraco que parece não ter fim, entra em um mundo outro, fora de controle, fora de contexto, um mundo nunca visto igual. A outra não cai em lugar algum, ela apenas existe no mundo. Neste mundo. Mundo sob controle? Dentro do contexto? Aparentemente sim. Mas Alice tem apenas dez anos, o que ela saberia do controle e do contexto do mundo, além da referência daqueles que mais velhos e supostamente mais sábios dão a ela? Mas para os adultos que a circundam o mundo não está sob controle, suas próprias vidas não estão. Alice, muito longe de ser ingênua sabe disso, e assim, seu mundo se torna confuso, ou melhor, é tornado confuso pela complexidade das relações dos adultos a que ela deve se submeter. As Alices com seus pequenos corpos imersos nestes mundos descontrolados, transformam sua situação problemática em situação lúdica, em jogo, em brincadeira, com a facilidade de fazer esse tipo de reversão que só as crianças e os ditos loucos têm. Assim, Alice e Alice faz uma intercessão entre essas duas personagens de mundos distantes, mas ao mesmo tempo próximos. Uma Alice literatura, a outra cinema. Uma Lewis Carroll, a outra Wim Wenders. Este ensaio investiga a relação tanto no que diz respeito às aproximações quanto às discrepâncias entre as duas formas de linguagem, mas principalmente, e também a relação entre o estado das duas meninas. Partindo do pensamento de Deleuze sobre a reversão do pensamento cartesiano feito através da análise do livro de Carroll, se estará refletindo sobre as situações vividas pela Alice de Wenders e considerando a possibilidade de que também a vida real pode ser repleta de paradoxos, jogos e situações que escapam à lógica.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Vilalba Nunes, Maria Augusta
Data
23 de maio de 2012
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n1p48 | 10.5007/2175-7917.2012v17n1p48
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2012 Maria Augusta Vilalba Nunes
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 17 No. 1 (2012); 48-58 | Anuário de Literatura; v. 17 n. 1 (2012); 48-58 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Literature | Cinema | Deleuze | Chance | Event | Literatura | cinema | Deleuze | acaso | acontecimento
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion