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Alteridade e Educação em Levinas [doi: 10.7443/problemata.v4i1.16098]
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Metadados
Descrição
O texto tem o objetivo de apresentar a categoria de subjetividade e seus modos de expressão no pensamento de Levinas, como inspiração para o ensino de Filosofia. Seu pensamento emerge tendo como novidade fundamental a alteridade, que marca toda sua obra. Sua crítica ao pensamento ocidental reclama o fato de ele ter negado a significação do outro. Levinas constatou que os esforços da razão ocidental em explicitar as problemáticas questões do ser, os modos de conhecimentos possíveis e as formas de agir constituíram-se na própria identidade da Filosofia. A identificação entre pensamento e ser tornou o pensar incapaz de abrir-se para a alteridade. Assim, o pensamento atuou como um movimento circular, reduzindo o que era diferente à mesmidade. Ao primado da identidade do mesmo Levinas propõe uma transformação para o fazer filosófico, que atinge tanto os conteúdos nucleares e os métodos da Filosofia, como a sua perspectiva mais geral. No que concerne aos conteúdos, ele propõe a “ética como filosofia primeira”. A dimensão ontológica centrada no ser cede lugar ao humano como locus originário da busca da inteligibilidade e do sentido. O humano perde o caráter de objeto de investigação teórica e sujeito cognoscente e torna-se polo de uma relação intersubjetiva fundada no diálogo aberto e no respeito incondicional à diferença do outro. A subjetividade plasma-se como instância fundamentalmente ética e pode expressar-se no desejo desinteressado pelo outro; na responsabilidade por ele e tem como medida a desmedida do infinito; na escuta paciente de quem reconhece no falante uma autoridade ensinante; na hospitalidade, como aquele que se alegra pela visitação desarranjadora do visitante inusitado; no encontro face a face com o rosto de outrem que traz uma significação originária e originante de novos sentidos: dizer de aprendizes e ensinantes.
ISSN
2236-8612
Autor
B. de Souza, José Tadeu
Data
8 de junho de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/16098 | 10.7443/problemata.v4i1.16098
Idioma
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 4 No. 1 (2013); p.231-248 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 4 No 1 (2013); p.231-248 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 4 n. 1 (2013); p.231-248 | 2236-8612 | 1516-9219
Assuntos
Levinas | Subjetividade | Alteridade | Educação | Filosofia/Teologia. Subcomissão | Filosofia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion