Descrição
Propomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo.||We propose an analytical device for reading of scientific popularization. We specify some characteristics of journalisticdiscourse, based on the newsworthiness and scientific journalism for the construction of an analytical device for analysis ofreading scientific popularization texts about physics in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. This device was put in place during a reading activity with undergraduate students of physics. The analysis showed specificities of journalistic discourseon their interpretations, which justify the elaboration of the device.